Declaração de Ideais da Comunidade Fidelidade

Quando uma comunidade resolve assumir a visão celular, ela está buscando viver os padrões de organização e desempenho do NT. Compreendendo, portanto, que precisa fazer uma série de alterações nas suas práticas embasada num “novo” conjunto de valores, a comunidade deverá objetivar alguns ideais que deverão se tornar claros para todos os membros.

A declaração de ideais descreve não só o caminho a percorrer e quais princípios serão seguidos para tanto, mas também a própria fisionomia da comunidade. A declaração de ideais se torna assim um elemento muito importante para que a comunidade possa ser em células. Cada palavra deve ser bem pensada e repleta de significado, deixando claro para o leitor, de forma concisa, o que a comunidade está tentando realizar.

A declaração de ideais é a declaração da direção em que a comunidade pretende seguir, ou ainda, um quadro do que a comunidade deseja ser. Trata-se ainda da personalidade e caráter da comunidade.
Os leitores da declaração de ideais de uma comunidade poderão interpretá-la como uma pessoa: como alguém que eles gostam, confiam e acreditam.

A declaração de ideais ajudará esses leitores a visualizarem sua comunidade como Deus a vê, não como uma forma impessoal ou apenas algumas palavras em um pedaço de papel. A declaração de ideais não estabelece ou expressa fins quantitativos, mas provê motivação, uma direção geral, uma imagem e uma filosofia que guia a comunidade. Além de apontar um caminho para o futuro, faz com que todos queiram chegar lá. Deve representar as maiores esperanças e sonhos da comunidade.

Download da declaração de Ideais em PDF para Imprimir: Declarao de ideais


MISSÃO
Deve ser desafiadora, mas atingível. Uma declaração de missão bem feita deve deixar claro que se entende qual é o negócio, tem-se uma estratégia definida e sabe-se como atingir seus objetivos.

VISÃO

A visão é um sonho de longo prazo, que é, essencialmente, um sonho alto. Pode parecer fora de propósito, mas o objetivo aqui é justamente que a visão esteja sempre um pouco fora de alcance. A perseguição desse sonho é o que deve manter a comunidade viva e deve estar bem expresso para todos”.

PROPÓSITO
É basicamente aquilo que se quer atingir e porque se quer atingir. Enquanto a missão diz porque existe a comunidade o propósito diz para que se tem esta missão. Então, a principal razão de se escrever os propósitos é procurar adequar e orientar o caminho a ser seguido para que a comunidade esteja cumprindo sua missão em direção à sua visão. Propósitos são resultados abrangentes com os quais a comunidade assume um compromisso definitivo.

ALVOS
Declarar os alvos faz com que os propósitos sejam atingidos. No caso de uma comunidade em células a declaração de alvos fará detectar a quais pessoas queremos alcançar.

ESTRATÉGIA
Até aqui, pudemos definir os propósitos e alvos norteadores de metas visando atender a missão da comunidade em direção à visão declarada. Para atingir seus alvos a comunidade deverá ter clareza de como irá proceder, isso irá nortear os recursos que irá utilizar, os caminhos que irá percorrer e dirá como fará a sua obra.

LOGOMARCA
Uma vez que a comunidade definir sua declaração de ideais deve procurar marcar sua Identidade Corporativa com o mesmo. Entende-se por Identidade Corporativa o processo pelo qual uma instituição utiliza os elementos de comunicação para transmitir eficazmente o que faz, como o faz, quem é e como pretende ser compreendida pelo público.