É Fácil ou Difícil? Mudando hábitos – Monica Priscila

A nossa vida é feita de escolhas, algumas mais complexas e delicadas e outras mais simples e cotidiana, que assumimos prontamente, automaticamente pela força do hábito.

Mas você sabe o que é hábito?

Os cientistas dizem que os hábitos surgem porque o tempo todo nosso cérebro procura maneiras de poupar esforço. Um cérebro eficiente trabalha por si só, nos poupa de pensar e assume automaticamente o controle nas tarefas mais simples como: comer, andar, dirigir, escovar os dentes, etc.; para podermos dedicar a nossa energia á novas tarefas, a fazer escolhas e a outras atividades mais complexas que possam surgir. À medida que a situação nova vai se tornando recorrente, nosso cérebro assume um novo hábito. A rotina por exemplo acontece por hábito.

Entender o que fazemos e o porquê fazemos determinados tipos de coisas como por exemplo: comer menos, se exercitar mais, orar mais, buscar ter uma vida equilibrada em Deus e saudável em toda sua plenitude, nada mais é do que entender e observar os nossos hábitos, entender como eles surgem e como eles podem mudar a nossa vida.

Os nossos hábitos são padrões que funcionam dentro de nossas vidas e são necessários para construir bases, definir prioridades, decidir como reagir ou agir em situações adversas.

Pensamos e definimos as estratégias de nossas vidas, fazemos escolhas e tomamos decisões e cada vez mais sentimos necessidade que Deus oriente cada uma delas, por isso é preciso ter comunhão com Ele, por exemplo: decidir fazer a Lectio Divina todos os dias, com o passar do tempo a rotina de ler a palavra de Deus diariamente se torna um padrão, já não escolho mais ter que fazê-la ou não, assim esse comportamento de fazer a Lectio Divina se torna automático em minha vida e a leitura da palavra se torna tão essencial pra mim como se alimentar ou descansar.

Muitas pessoas, assim como eu, tem dificuldades em suas vidas e para ajudar a resolver nossas questões internas e externas é necessário mudar nossos padrões, buscar fazer as coisas de novas maneiras, se mais eficiente, e isso também para as coisas de Deus.

Albert Einstein disse que: Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

Não iremos obter respostas diferentes fazendo sempre as mesmas perguntas, não teremos reações diferentes fazendo as coisas do mesmo jeito, é preciso mudar.

É preciso mudar nossos hábitos. Porém, transformar um hábito pode não ser tão fácil e nem tão rápido como se pensa, nem sempre será simples. Mas é possível!

A oração é o hábito mais importante que um líder pode ter.

O hábito de orar é o mais poderoso na vida de um líder de célula, porque além de transformar os hábitos não conformes à vontade de Deus é a própria presença de Deus em sua vida. Ele o ajudará em tudo, porque só Deus pode ainda orientar você a extrair o melhor de cada membro. Se a sua vida de oração estiver no seu cotidiano, você terá sucesso em todas as outras coisas que fizer.

Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. “Provérbios 16:3.

Se os líderes não oram pelos seus membros, quem vai rezar por eles?

Nós pedimos à todos os líderes para assumirem o seguinte compromisso em relação ás pessoas que estão debaixo de sua liderança:

  1. Ore diariamente, tenha uma vida de oração;
  2. Se coloque à disposição dos membros para orar por eles e sobretudo nos tempos de maior dificuldade;
  3. Tenha relacionamento, contate regularmente os membros de sua célula;
  4. Seja um exemplo de cristão que busca crescimento, santificação e fidelidade a Deus.

“Primeiro fazemos nossos hábitos, depois nossos hábitos nos fazem” John Dryden

Assim, fácil ou difícil Deus o ajudará em tudo!

Deus abençoe a todos! Santifica- te e Santifica.

Mônica Priscila