O Tratado da Verdadeira Devoção, grande legado de São Luís Maria

Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem

O “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem” é uma obra de São Luís Maria Grignion de Montfort (?1673 – ?1716), escrita por ele pouco antes de sua morte. O livro nos fala da devoção a Nossa Senhora e da necessidade da consagração a Ela. Além disso, o Tratado nos dá um método simples e eficaz de consagração, de nos entregar inteiramente a Maria.O manuscrito do Tratado ficou perdido durante 130 anos, de 1712 a 1842, quando foi encontrado em uma caixa por um padre da congregação fundada por Montfort. 

Isto foi predito pelo Santo em seu Escrito: “Prevejo que muitos animais frementes virão em fúria para rasgar com seus dentes diabólicos este pequeno escrito […] Ou pelo menos procurarão envolver este livrinho nas trevas e no silêncio duma arca, a fim de que não apareça” (TVD 114).

A finalidade deste livro, segundo São Luís Maria, é mostrar como Maria Santíssima ainda é desconhecida, o que é uma das razões de Jesus Cristo não ser conhecido como deve ser. O Tratado nos leva ao conhecimento do Reino da Virgem Maria e ao conhecimento do Reino de Cristo. São Luís também diz que Jesus veio ao mundo por Maria e por Ela deve voltar no fim dos tempos: “Ela deu Jesus Cristo ao mundo a primeira vez, a há de fazê-lo resplandecer também na segunda vez” (TVD 13).

Links do Livro

(RTF)   Salvar Livro Tratado da Verdadeira Devoção 

(PDF) 
  Salvar Livro Tratado da Verdadeira Devoção 

Outro modelo

(PDF)   Salvar Livro Tratado da Verdadeira Devoção 

Preparação para a total consagração

Preparação para a consagração – Exercícios Espirituais


Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem – São Luís Maria Grignion de Montfort