A catequese é a educação da fé católica e ao contrário do que muitos pensam, ela não se limita a “dar catecismo” para a Primeira Eucaristia das crianças. A catequese pode ser feita a qualquer momento da vida, e por pessoas em qualquer faixa etária. Cada qual se encaixando numa proposta diferente.
A Comunidade Fidelidade realiza com as crianças de nossas famílias o que a Igreja propõe, que se faça uma determinada caminhada. Ainda quando criança o curso de catequese para Primeira Eucaristia, que prepara os pequenos para receber o corpo de Cristo e entender com mais profundidade a religião católica, os sacramentos, enfim, a doutrina como um todo. Depois de realizada a formação adequada as crianças recebem a primeira comunhão.
Por meio da catequese temos a chance de conhecer, verdadeiramente, a doutrina católica. Nos permitimos à ação do Espírito Santo e nos abrimos aos sacramentos, damos nosso sim para a ação de Deus em nós.
E estarmos abertos aos sacramentos é essencial para nos mantermos próximos a Deus. Afinal, o dia a dia na luta contra o pecado e as tentações do mundo é árduo, por que então não nos fortalecermos e abastecermos por meio dos sacramentos que Deus nos deu?
Deus nos oferece sete sacramentos, que estão à nossa disposição para que por meio deles alcancemos a salvação e a vida eterna. São eles: Batismo, Eucaristia, Crisma, Confissão, Matrimônio, Ordem e Unção dos enfermos. E cada um deles foi instituído a partir de diversas manifestações de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, estas podem ser estudadas justamente na catequese.
Além de construirmos e buscarmos edificar e alimentar sempre mais a nossa fé, é imprescindível que a passemos às crianças.
Já dizia São Paulo que a fé entra pelo ouvido.
“Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da Palavra de Cristo” (Rm 10,17).
Então, quando os pais abraçam essa missão designada a eles no dia do Matrimônio, de educar seus filhos na fé católica, os valores, consequentemente, passam a ser fundamentados também nesta mesma doutrina.
Muito se fala sobre permitir que os filhos escolham suas religiões, que se dê essa liberdade para que sigam o que quiserem acreditar. No entanto, é preciso analisar, que os pais, geralmente buscam oferecer o que de melhor podem aos filhos. Isso se dá em relação à escolha da escola, das roupas, dos alimentos… É natural que os pais deem aos filhos o que consideram melhor dentro de sua realidade. Como então com a fé poderia ser diferente?
Se cremos na religião católica como a verdadeira e única Igreja instituída pelo próprio Cristo, cremos na doutrina. Como pais temos a responsabilidade de repassar esses valores aos filhos a fim de conduzi-los também à salvação. E claro, se quando eles crescerem não concordarem em seguir o catolicismo, ninguém tem como interferir no livre arbítrio, mas, no que diz respeito à educação recebida pelos pais, desde pequenos, é necessário ser coerente com o que se crê.
A fim de se aprofundar e se manter ativo, além dos estudos de catequese para Primeira Eucaristia e Crisma, há ainda na Igreja algumas outras modalidades que podem ser encontradas em diversas paróquias, como por exemplo: escola da fé, reiniciação cristã, catequese de perseverança, formação…
Todas estas opções são formas de estudar, se aprofundar biblicamente, relembrar, manter-se em contato com a doutrina, o entendimento pleno dela, enfim… ter uma aproximação teológica constante.
Estudar e se apropriar do embasamento religioso só contribui para o fortalecimento espiritual, a aproximação de Deus, a santidade e, por fim, a tão desejada salvação em busca da vida eterna.