São Judas Tadeu
São Judas Tadeu é um Santo que se ouve pouco falar, ele não aparece muito na bíblia e irmão de Thiago suas histórias são encontradas mais nos evangelhos apócrifos que a igreja não inseriu na bíblia mas não quer dizer que não seja verdade o que está escrito nesses evangelhos não está totalmente claro temos também uma pequena carta dele mas porem uma grande exortação.
O seu nome vem da tribo de Judá era muito comum entre os Judeus dessa tribo saiu também o Rei Davi e o próprio Jesus.
Judas quer dizer louvor, já o nome Tadeu vem de Taddaios que quer dizer Magnânimo ou o que tem alma grande.
A vida de São Judas Tadeu nos ensina a não sermos medíocres.
Tem uma frase de São Judas na Santa ceia lá em (Jo, 22-23) que ele pergunta para Jesus por que ele não se manifesta para os grandes da sua época como o Rei Herodes ou os doutores da lei. Mas Jesus mostra pra ele que a fé tem que vir do amor a Deus incondicional e não porque eles estão vendo as grandes coisas que Deus faz e colocar o pé sem ter o chão.
Nós Cristãos sabemos que Deus age mas menores coisas e temos que ver os sinais sutis que ele deixa pra nós Deus não se faz só nas grandes coisas mas faz nas pequenas e aí que encontramos seu amor pra nós basta crê e tudo será acrescentado.
A carta de São Judas tem a exortação para todos os Cristãos seja no tempo deles e no nosso tempo, assim como hoje naquele tempo também tinha muitos falsos profetas se hoje com todos os estudos e história da igreja ainda temos isso imagina naquela época muitos desses falsos profetas tiravam e tiram a graça de Deus muitas vezes se colocando no lugar de Deus.
Ele também exorta aquele que também são indecisos ou vazios por dentro ele da o exemplo da nuvem sem água que qualquer vento leva e que isso acaba nos tornando irracionais como os animais agindo somente pelo instituto.
No final da sua carta ele pede que sejamos caridosos nos ensinamentos da fé orando no Espírito e que coloquemos nossas esperanças na misericórdia de Deus.
Por Flávio Alexandre Lopes – Missionário da Comunidade Fidelidade