A Igreja tem sua participação na arquitetura e nas artes muito antes de renascimento ela já estava envolvida com o artista Giotto di Bondone, o artista de São Francisco ele já possuía muitas técnicas de pintura que fizeram o renascimento ser tão admirado. Ele nasceu em Florença 1267 desde os dez anos de idade já se mostrava um grande artista pintado ovelhas nas pedras. Os estudiosos dizem que o florescimento da renascença teve sua origem na Idade Média cristã justo a das épocas mais criticadas pelos filósofos iluministas.
A grande maioria dos artistas do renascimento representam temas religiosos e uma sincera e profunda fé católica. E só chegou até nós porque foi patrocinada por muitos Papas da Idade Média.
Mas também o renascimento foi o que despertou o secularismo (mundo sem fé em Deus) isso era totalmente desconhecido o que despertou uma uma estagnação e um retrocesso, a única exceção e a teoria de Copérnico (heliocentrismo), no período de 1350 a 1600 foi uma época em que a ciência e a filosofia ficaram estagnadas.
O renascimento trouxe também a alquimia ao seu ponto mais alto e a ilusão da astrologia teve muita influência.
O renascimento trouxe também a celebração do homem acima da Graça sobrenatural e o fim da contemplação das virtudes tão amada na Idade Média uma amostra do secularismo e o livro de Maquiavel “O Príncipe “(1513) que acertou direito na filosofia política da época e que tem influência até os tempos atuais.
E mais fácil compreender que o renascimento não teria sido possível se os textos antigos tivessem sido conservados e os manuscritos recopilados durante séculos nos mosteiros da das Igrejas
Por Flávio Alexandre – Missionário da Comunidade Fidelidade
