A Criação faz se conhecer a Deus e correto dizer que Deus é bom é amigo dos homens e que se preocupa com as almas que ele criou e que por sua natureza invisível e incompreensível, porque ele está além de toda sua essencia criada; e por isso que os homens não podem ver ele, as criaturas vieram do nada e foram criadas por ele mas ele é incriado e por isso ele mandou e colocou a disposição do homem o Verbo, de maneira que ele sendo invisível por natureza, pudesse se dar a conhecer os homens ou ao menos suas obras. Porque é pela obra que se conhece o artista.
O movimento do céu o círculo do céu e o curso do sol e da lua, as posições dos astros e as suas revoluções contrárias e dissemelhantes, mas que nessa dissemelhança ainda tem em tudo uma ordem quem diria que não foi Deus quem criou.
E o sol que se levanta a cada dia, a lua que brilha durante a noite e que parece ficar pequena e depois cresce de novo seguindo um determinado número de días sempre igual e os outros astros que se movem de forma variada mas conserva seu movimento imutável quem não pensaria que a um criador que os ordena?
A harmonia dos elementos quem vê a harmonia da natureza oposta se unir e conservasse exemplo, o fogo se mistura com o frio o seco com o úmido e isso sem lutar entre eles, mas para produzir um corpo como se não houvesse um princípio quem não diria que a alguém de fora que reúna os elementos?
Quem vê o inverno dar lugar a primavera a primavera por sua vez dar lugar ao verão e o verão ao outono como com uma natureza oposta um gela o outro queima um faz crescer e o outro morrer e todas prestam serviços iguais aos homens e sem perigo quem vai dizer que não a um superior nisso tudo.
Por Flávio Alexandre – Missionário da Comunidade Fidelidade