O problema dos filósofos antigos era o múltiplo vir de um só, eles não entendiam como um pode gerar múltiplos. Os maniqueus viam como um Deus bom que gerou muitos demiurgos até chegar em um demiurgo distante de Deus que se revoltou e criou o mundo.
Mas eles estão equivocados, a criação do mundo veio do nada Deus criou o mundo do nada e foi aí que começou o mundo e o mundo não é da mesma substância de
Deus mas de outra substância existem três tipos de situação.
1° geração que de basicamente da genética os pais geram os filhos aí sim são da mesma substância porque a genética aí.
2° também a situação da fabricação, que é quando o homem gera uma coisa usando recursos que já existem como casas e carros.
3° mais só Deus e o único que pode criar do nada, o homem não é capaz de criar do zero absoluto o homem só pode gerar ou produzir.
Quando Deus criou o mundo ele criou junto uma coisa chamada tempo que só tem valor para as criaturas não para Deus.
Deus está além do tempo ele é atemporal, o antes e o depois não está em Deus está no homem antes do mundo não havia tempo para Deus fazer as coisas. Deus fez as coisas e uma terminologia própria para o homem.
Deus tinha a necessidade de criar as coisas?
Não Deus não tinha a necessidade de criar nada mais ele criou por e um Deus bom e a realidade criada era boa “Deus criou o mundo e viu que era bom” Gênesis.
E o mal quem criou ?
O mal não está nas criaturas as criaturas não são mas nem aqueles bichos como cobras e jacarés ou leões e tubarões todos são bons assim como o homem, a visão de criação está no bem das coisas a matéria é boa.
Qual é a essência do mal?
O mal não tem essência e nem é um ser ele e a uma deficiência por exemplo a escuridão e a privação de luz o mal e ausência do bem a matéria é boa e o mal uso das coisas boas que faz o mal existir é algo mutável o mal deriva do bem o mal vem da vontade como a má vontade de Adão e Eva o mal está em não buscar o bem maior mas buscar um bem inferior como o homem e as coisas da criação a vontade de tornar má quando prefere a criatura ao bem superior que é Deus essa é a base do pecado.
Por Flávio Alexandre – Missionário da Comunidade Fidelidade