Começamos outubro tão especial para nossa comunidade, ano de comemorar mais um ano de fundação, mas também, neste ano de 2024 ano de eleição. Não podemos deixar de refletir e rezar por este momento tão importante para nossa nação.
Serão escolhidos pelo voto, prefeitos e vereadores nos 5.571 municípios de nossa federação e com isso vale refletir com o texto abaixo:
Os direitos sociais e a cidadania são conquistas essenciais para uma sociedade mais justa, e o voto é uma das maiores expressões do exercício pleno dessa cidadania. Ao mesmo tempo que os direitos sociais garantem condições básicas para uma vida digna, o voto oferece a oportunidade de sermos protagonistas na construção de uma sociedade mais igualitária, onde todos possam acessar esses direitos de forma equitativa.
Votar é um direito fundamental conquistado com muitas lutas ao longo da história. Ele nos dá o poder de decidir os rumos de nosso país, de nossa cidade, e de nossas vidas. Cada vez que exercemos nosso direito ao voto, estamos participando diretamente da escolha de quem irá tomar as decisões que afetam as políticas públicas, as garantias sociais e o futuro de nossa comunidade. Ou seja, o voto não é apenas um ato individual; ele é um instrumento coletivo de transformação.
Com o voto podemos nos expressar quanto a indivíduo sob qual sociedade nós queremos para nós e nossos filhos e netos. Adotando as ideologias que mais se aproximam e/ou são aquelas que nós seguimos. Nós como cristãos não podemos nos isentar. Estar próximo conhecer o básico e assim garantir que está sociedade pelo menos nos dê a oportunidade de fazer aquilo que o senhor nos pede:
“Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15)
Muitas vezes, diante de um cenário político complexo e desafiador, pode parecer que o voto de uma única pessoa não faz diferença. No entanto, é preciso lembrar que a mudança começa com pequenas ações. Cada voto conta, e cada cidadão tem o poder de influenciar o futuro. O voto é uma forma de se envolver com os rumos de nossa educação, pela saúde pública eficiente, por mais empregos e por uma sociedade que respeite os direitos de todos.
Quando falamos em direitos sociais como saúde, educação, moradia e trabalho, estamos falando de questões que impactam diretamente o nosso cotidiano. Mas para que esses direitos sejam de fato respeitados e ampliados, é preciso escolher representantes comprometidos com o bem comum, que lutem por políticas públicas que beneficiem a todos, especialmente os mais vulneráveis, que o objetivo seja senão dar dignidade e ao longo prazo retirar estas pessoas de situação vulnerável.
É através do voto consciente que podemos garantir que nossos representantes se preocupem com o acesso a escolas de qualidade, com a oferta de atendimento médico para todos e com o direito a um trabalho digno. Ao votar, temos a oportunidade de decidir quem irá criar e implementar essas políticas que afetam nossas vidas e nossas comunidades.
O exercício do voto é uma manifestação concreta da cidadania ativa. A cidadania não se limita apenas a direitos; ela também envolve responsabilidades. Participar das eleições é uma dessas responsabilidades. Ao votar, estamos cumprindo um papel fundamental na democracia e, ao mesmo tempo, demonstrando nosso compromisso com o futuro de nossa sociedade.
A identidade do povo brasileiro é de ser acolhedor, aquele povo que não faz distinção sempre de braços abertos, mas, por muitas vezes se fecha para o seu próprio povo e enaltece o estrangeiro. Temos que de fato como o Cristo enxergar no outro como nós mesmos, mostrar o equilíbrio em nossos julgamentos e discussões e sempre pensar que o outro é o fim e não o meio, o outro não é um objeto o outro é imagem e semelhança de Deus e assim tenho que agir com amor e compaixão.
Votar é um ato de esperança e de crença no poder da mudança é a manifestação da esperança, que temos a oportunidade de mudar para melhor. É a chance de escolher líderes que representem nossos valores, que estejam dispostos a ouvir e atender as necessidades do povo. Mas para que essa mudança seja efetiva, é essencial que cada um de nós esteja informado e consciente das propostas e compromissos dos candidatos. Um voto consciente é um voto poderoso.
Por isso, nunca subestime o impacto que seu voto pode ter. Ao votar, você está escolhendo não apenas para si, mas para toda a comunidade, para as futuras gerações. O voto é o que torna a democracia viva, é o que garante que a voz de cada cidadão seja ouvida.
A cidadania plena exige não apenas o conhecimento dos nossos direitos sociais, mas também o entendimento de que o voto é o principal meio para garanti-los. Quando exercemos nosso direito de votar, estamos assumindo o controle do nosso futuro e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
A mudança que todos desejamos para o Brasil começa na urna. O voto é a arma mais poderosa que temos para exigir melhores condições de vida, para lutar contra a desigualdade e para garantir que todos tenham acesso aos direitos básicos. Portanto, faça do voto um ato consciente, um gesto de cidadania e um compromisso com o futuro.
Vote com esperança, com responsabilidade e com a certeza de que, juntos, podemos transformar a realidade.
O poder de mudar está em nossas mãos — e começa no voto!