Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Ofereçamos este devocional e este terço a Jesus Cristo, nosso Redentor, por intercessão de Maria Santíssima, sob o título de Nossa Senhora das Mercês. Ela, inspirada pelo Espírito Santo, suscitou a Ordem das Mercês, com o carisma da libertação dos cativos, ensinando-nos a amar até o sacrifício e a trabalhar pela liberdade verdadeira, que é a dos filhos de Deus.
Cântico
História de Nossa Senhora das Mercês (breve introdução)
A devoção a Nossa Senhora das Mercês nasceu em Barcelona, no século XIII, quando Maria apareceu a São Pedro Nolasco, pedindo a fundação de uma ordem religiosa dedicada a libertar cristãos escravizados. A Ordem de Nossa Senhora das Mercês foi fundada em 1218, com a missão de redimir cativos, mesmo à custa da própria vida.
A Virgem das Mercês é, portanto, a Mãe da Liberdade, a que rompe correntes e conduz os filhos à verdadeira liberdade em Cristo.
🌹 Devocional a Nossa Senhora das Mercês
1. Invocação Inicial
Ó Maria Santíssima, Mãe de Misericórdia e Senhora das Mercês, hoje venho a Vós com fé e devoção. Vós que sois a Mãe que liberta, olhai para mim com ternura e conduzi-me à verdadeira liberdade, que é viver unido a Cristo, Vosso Filho.
Intenções Gerais
🌹 Terço Meditado a Nossa Senhora das Mercês – Mistérios Gloriosos
Creio – Pai Nosso – Três Ave Marias (Santíssima Trindade)
1º Mistério Glorioso – A Ressurreição de Jesus
Meditação: Cristo venceu a morte e ressuscitou glorioso, trazendo a verdadeira liberdade para a humanidade. Sua vitória abre-nos as portas da vida eterna. Ele nos mostra que nenhuma prisão, nem mesmo a morte, é definitiva.
Trecho da História de N. Sra. das Mercês: Nossa Senhora das Mercês apareceu a São Pedro Nolasco em 1218, em Barcelona, pedindo a fundação da Ordem das Mercês. Sua missão era libertar os cristãos escravizados pelos mouros. Assim como Cristo liberta da morte, Maria das Mercês liberta seus filhos de toda escravidão que os afasta de Deus.
“Por que procurais entre os mortos Aquele que vive? Não está aqui: ressuscitou” (Lc 24,5-6).
Rezar: 1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória.
2º Mistério Glorioso – A Ascensão de Jesus
Meditação:
Jesus sobe ao Céu e nos abre o caminho da liberdade definitiva. Ele nos mostra que nossa pátria é o Céu e que não devemos viver presos apenas às coisas da terra, mas buscar o alto.
História ligada a N. Sra. das Mercês: A Ordem das Mercês fez voto de oferecer a própria vida no lugar dos cativos, se fosse necessário. Esta entrega lembra a Ascensão de Cristo: Ele sobe ao Céu, mas deixa aos discípulos a missão de continuar sua obra na terra. Maria das Mercês nos chama a libertar nossos irmãos, conduzindo-os para a pátria celeste.
“Quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim” (Jo 12,32).
Rezar: 1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória.
3º Mistério Glorioso – A Vinda do Espírito Santo
Meditação: O Espírito Santo desce sobre Maria e os Apóstolos, enchendo-os de coragem para anunciar o Evangelho. Onde o Espírito está, não há medo, não há correntes, mas liberdade e vida nova.
História ligada a N. Sra. das Mercês: Inspirado pelo Espírito Santo, São Pedro Nolasco fundou a Ordem Mercedária. Maria apareceu a ele, a São Raimundo de Penãforte (Penhaforte) e ao rei Jaime I, confirmando a missão. O Espírito de Deus é quem guia a Igreja e desperta corações para lutar contra as opressões e dar esperança aos cativos.
“Onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade” (2Cor 3,17).
Rezar: 1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória.
4º Mistério Glorioso – A Assunção de Maria
Meditação: Maria é elevada ao Céu em corpo e alma, glorificada pelo Senhor. Ela nos mostra que nossa vida não termina na terra, mas encontra plenitude junto de Deus.
História ligada a N. Sra. das Mercês: Maria das Mercês foi invocada ao longo dos séculos como Mãe libertadora. Muitos povos, especialmente na América Latina, a reconheceram como protetora dos escravizados e dos pobres. Sua Assunção é a vitória da mulher que confiou plenamente em Deus e que agora intercede por nós do Céu.
“Levantou-se um grande sinal no céu: uma Mulher vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas” (Ap 12,1).
Rezar: 1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória.
5º Mistério Glorioso – A Coroação de Maria como Rainha do Céu e da Terra
Meditação: Maria é coroada Rainha do Céu e da Terra. Como Mãe da Igreja, ela reina servindo, conduzindo seus filhos à verdadeira liberdade em Cristo.
História ligada a N. Sra. das Mercês: Nossa Senhora das Mercês é representada com correntes nas mãos, sinal de sua missão libertadora. Ao ser coroada Rainha, Deus lhe concede a graça de interceder de modo especial pelos prisioneiros, pelos oprimidos e por todos que precisam de libertação espiritual e material.
“Uma grande voz dizia no céu: Agora chegou a salvação, a força e o reino do nosso Deus e o poder do seu Cristo” (Ap 12,10).
Rezar: 1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória.
Conclusão antes do agradecimento
Nossa Senhora das Mercês, Mãe da Misericórdia e Rainha da Liberdade, rogai por nós. Ajudai-nos a viver como filhos livres de Deus, libertos do pecado e firmes no amor.
Nossa Senhora das Mercês, Mãe da Misericórdia, rogai por nós! Intercedei para que, libertos do pecado e de todas as correntes que nos aprisionam, vivamos plenamente a liberdade dos filhos de Deus em Cristo Jesus.
Agradecimento
Salve Rainha…
Leitura Bíblica para Meditação
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me para proclamar a libertação dos cativos e a recuperação da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos e proclamar um ano da graça do Senhor.” (Lc 4,18-19)
Reflexão Espiritual
Maria das Mercês é a Mãe que rompe correntes. Assim como apareceu a São Pedro Nolasco, hoje continua libertando-nos das prisões que nos afastam de Deus: vícios, medos, escravidões espirituais e fardos que carregamos. Seguir Nossa Senhora das Mercês é deixar-se conduzir pela misericórdia, confiando que nenhuma corrente é mais forte do que o amor de Cristo.
Oração a Nossa Senhora das Mercês – Todos repetem
Ó Mãe Santíssima, Senhora das Mercês,
Vós que estendestes Vosso manto sobre os filhos cativos,
olhai também por mim nas minhas lutas e angústias.
Libertai-me das prisões do pecado,
rompei as correntes que me afastam do amor de Deus
e conduzi-me à verdadeira liberdade dos filhos do Altíssimo.
Protegei as famílias, os pobres, os que sofrem,
os que estão cativos da injustiça, do ódio e da opressão.
Fazei de nós instrumentos de misericórdia,
capazes de amar até o sacrifício, como Vosso Filho Jesus nos ensinou.
Nossa Senhora das Mercês! Rogai por nós!
Ladainha Breve
- Nossa Senhora das Mercês, rogai por nós.
- Mãe da Misericórdia, rogai por nós.
- Libertadora dos cativos, rogai por nós.
- Rainha da Liberdade, rogai por nós.
- Senhora dos pobres e oprimidos, rogai por nós.
Cântico
Consagração Final – Todos repetem
Ó Maria das Mercês, hoje me consagro ao Vosso Coração materno.
Quero viver como verdadeiro filho Vosso,
confiando no Vosso amparo e seguindo o Vosso exemplo de fé, coragem e amor.
Acolhei-me em Vosso manto e conduzi-me sempre a Jesus,
meu Senhor e Redentor. Amém.
Benção Final






