Neste dia 15 de outubro, louvamos e damos graças a Deus por termos recebido de Sua Bondade essa grande Santa, Virgem e Doutora da Igreja, mãe das almas que desejam a santidade e mestra no caminho seguro para alcançá-la. possuindo a arte de expor em grau tão elevado os segredos da oração, iluminou com o seu ensinamento todos nós, filhos da Igreja. De sua doutrina espiritual, um dos principais pilares é a Humanidade de Cristo, por quem nos chegam todas as graças, e Sua divina presença nas almas.
Sim, pois Deus, qual Rei em seu castelo, habita como amigo na alma que O ama e guarda Seus mandamentos (Jo14,23), mas o faz por meio da Santíssima Humanidade de Jesus, donde, “como de fonte manancial – escreveu Pio XII – todo o corpo bem organizado e unido recebe por todas as articulações, segundo a medida de cada membro, o influxo e energia que o faz crescer e aperfeiçoar na caridade” (Mystici Corporis, n. 50).
Por isso, afirma Santa Teresa: “Que grave engano afastar-se propositalmente de todo nosso bem e remédio, que é a Sacratíssima Humanidade de Nosso Senhor Jesus Cristo” (Sextas Moradas, 7, 6). E qual o meio de entrarmos em contato com a Humanidade santíssima de Jesus? Por atos de fé cada vez mais constantes, atos de fé que nos farão progredir na caridade! Peçamos, assim, a intercessão da grande Teresa de Jesus e abramos o coração para a transformação que o Senhor deseja fazer em nós!
Santa Teresa d’Ávila, rogai por nós!
Via CNP