Precisamos entender que a pessoa do fundador passa por uma experiência Mística. O que é uma experiência Mística?
A gente escuta muitas vezes falar dos místicos da Igreja, que tiveram visões de Nossa Senhora; os místicos como Santa Teresa D’Ávila com visões da sétima morada, São Pio com o dom da bilocação.
A Mística envolve a ação extraordinária de Deus, mas também é toda ação de Deus, mistério que Deus nos dá a conhecer na carne. Então, mesmo que não tenhamos experiências extraordinárias, que alguns Santos tiveram, podemos mostrar ao mundo que Deus está agindo, que Ele está conosco, que ele está vivo. Mística é uma resposta do homem e testemunho do ser humano de que Deus está vivo e Ele age no meio de nós.
O que define a Mística é que Deus age, é uma ação do Ressuscitado no meio de nós. Os carismas, a nossa oração particular, a nossa oração diante do Santíssimo Sacramento, a nossa contemplação de Deus, abre essa cortina que nós podemos contemplar, isso é Mística. Quando alguém tem uma profecia e manifesta-a, e faz um efeito extraordinário, ela nos consola ou ela nos exorta e nós experimentamos a presença de Deus em nosso meio e sua Mística. Quando estamos rezando por alguém e a gente escuta Deus dizer dentro de nós, isso é Mística. Não envolve necessariamente o emocional da pessoa, a Mística envolve a certeza da fé, aquela convicção própria de que foi Ele que falou, Ele me disse e ninguém pode me tirar essa experiência.
Mística é Deus que vai nos arrancando do mal estrutural, Deus que vai agindo no ordinário. O fundador tem a experiência Mística, as experiências que o fundador vai trazer de Deus ninguém pode dizer que não é de Deus, a profundidade, o efeito da palavra, a intimidade, tudo isso forma o homem espiritual que Deus deseja.
Confira o Vídeo da Comunidade Oásis: