Além das missas e do órgão com seis mil tubos, monastério tem padaria própria e oferece disputado brunch
Embora a missa de domingo da Catedral da Sé seja mais movimentada, o Mosteiro São Bento, a apenas 800 metros dali, é o passeio de cunho religioso que mais atrai viajantes e locais na capital paulista. Próximo também ao Pátio do Colégio, ao Centro Cultural Banco do Brasil, ao Farol Santander, entre tantos outros pontos turísticos do Centro Histórico de São Paulo, o Mosteiro São Bento, inaugurado em 1922, é um programa completo.
Tradicionalmente aos domingos são realizadas três missas: às 8h30, às 10h, com canto gregoriano acompanhado do órgão de tubo, e o rito tridentino das 18h. A Missa dos Monges, às 10h, é um espetáculo à parte por conta não só do canto gregoriano, mas pelo magnífico órgão com seis mil tubos, cujas notas fazem a basílica inteira vibrar.
Clique abaixo para ver a galeria de fotos:
Fabricado na Alemanha pela empresa Casa Walcker, o instrumento com quatro teclados manuais e pedaleira completa foi inaugurado em 1954, nas comemorações pelos 400 anos da fundação de São Paulo. Sustentado por duas colunas talhadas em carvalho, o conjunto artístico, de autoria de Heirich Wadereck, faz uma alegoria da vida monástica.
Brunch
Atualmente vivem 45 monges no Mosteiro São Bento. Além de realizarem os serviços diariamente (de segunda a sexta, às 7h, às 13h e às 18h; além de sábado às 6h e aos domingos), cantarem no coro, lecionarem no Colégio de Faculdade São Bento, adjacentes à basílica, e fazerem o acompanhamento comunitário, os monges têm a padaria do mosteiro como forma de se manterem ocupados.
De lá saem pães especiais, bolos, chocolates, geleias, madeleines, entre outras iguarias. Estes podem ser degustados no tradicional brunch, que ainda conta com pratos de renomados chefs, que acontece sempre no último domingo do mês e inclui um tour por todo o mosteiro, incluindo uma visita à padaria. Para pagar e reservar uma vaga no brunch, os visitantes devem agendar por telefone: (11) 3328-8792 ou (11) 94075-0593. O ingresso é individual e crianças até cinco anos não pagam.
Em maio 2007, o monastério hospedou o papa Bento XVI, em sua primeira viagem pastoral pelo Brasil e pela América Latina. Ele apareceu na sacada para proferir uma fala e saudar, em português, mais de cinco mil fiéis que lotaram o largo São Bento. As fotos da visita estão expostas em uma das salas no interior do mosteiro.