A bagunça não é algo ruim como você pensa, mas precisa ser resolvido para que outras sensações ruins não surjam e para que você se sinta confortável onde quer e com quem estiver.
Muitas pessoas demoram a entender em qual momento precisam encarar a organização com mais seriedade. Isso acontece porque a organização é uma habilidade que caminha com o autoconhecimento, e, quando não nos conhecemos bem, deixamos de lado as habilidades que precisamos adquirir para nos desenvolver melhor.
Quando começamos a nos sentir fora do controle de nossos dias e quando começamos a esquecer coisas e cometer erros com constâncias, é necessário parar e pensar na necessidade de crescer na organização pessoal. Outros sinais de que você precisar crescer na organização são:
- O esquecimento constante – sem um bom motivo – dos seus compromissos: para isso, organize sua agenda e mantenha sua lista de tarefas atualizada.
- Não ter noção das coisas que possui: isso acontece bastante com quem vai ao mercado, por exemplo, e compra coisas que já possui em casa. Isso também fica bem claro quando você faz uma faxina no guardar-roupa e encontra coisas que nem lembrava que tinha. Para melhorar esse ponto: comece a fazer compras apenas após verificar a despensa, e a comprar roupas novas após fazer uma geral no guarda-roupa e identificar as suas reais necessidades.
- Perder coisas pequenas: óculos, chaves, carteira… Perder essas coisas de vista várias vezes é sinal de que você não possui espaços estratégicos de ordem dos objetos. Resolva isso, definindo espaços para cada coisa.
- Estressar-se com tarefas simples: um exemplo disso, é o estresse e a irritabilidade quando você precisa se arrumar para sair. Isso pode acontecer porque você não pensou antecipadamente na sua roupa. Ficar frustrado e estressado por não conseguir fazer coisas simples como preparar o jantar pode ser resolvido com a simplificação dos processos. Pensar o cardápio antes – simplifica o processo também. Verificar se tenho todos os ingredientes para fazer a receita, diminui o estresse de começar e não poder concluir.
- Facilidade de distrair-se: esse é um sinal de que seu ambiente precisa estar mais propício a concentração. Arrume as coisas antes de começar alguma tarefa… E não faça outra coisa antes de finalizar o já começado. Exercite o foco. Tente usar a Técnica Pomodoro.
- Atração por produtos organizadores: sim! Se você se sente atraído por cestos, divisórias e etiquetadoras é um sinal de que você quer melhor se organizar. Até porque nossos desejos partem de necessidades também e surgem pelo fato de que você deseja solucionar um problema como organizar objetos espalhados. Quando sentir essa necessidade, identifique primeiro o que você deseja organizar e busque os produtos que tenham tamanho adequado com seus objetos. Se precisar de orientação, peça ajuda a um profissional de organização, ele vai calcular o que você realmente precisa para organizar seus objetos e indicará os produtos adequados.
- Sensação de não ter o que fazer, não saber por onde começar e vergonha das suas coisas: esse ponto é mais delicado e precisa ser trabalhado com paciência e a consciência de que ninguém se torna organizado da noite para o dia. É um processo e exige tempo e ação. Comece a quebrar essas sensações, com listas das coisas que você gostaria e que precisa fazer. Comece executando as tarefas que mais te atraem e organize seu ambiente com ânimo e persistência definindo espaços para cada coisa. A bagunça não é algo ruim como você pensa, mas precisa ser resolvido para que outras sensações ruins não surjam e para que você se sinta confortável onde quer e com quem estiver.