Conforme nos diz a Instrução Geral do Missal Romano.
1- A celebração da Missa, como ação de Cristo e do povo de Deus hierarquicamente ordenado, é o centro de toda a vida cristã, tanto para a Igreja, quer universal quer local, como para cada um dos fiéis. Nela culmina toda a ação pela qual Deus, em Cristo, santifica o mundo, bem como todo o culto pelo qual os homens, por meio de Cristo, Filho de Deus, no Espírito Santo, prestam adoração ao Pai. Nela se comemoram também, ao longo do ano, os mistérios da Redenção, de tal forma que eles se tornam, de algum modo, presentes. Todas as outras ações sagradas e todas as obras da vida cristã com ela estão relacionadas, dela derivam e a ela se ordenam.
2- Por isso, é da máxima importancia que a Celebração da Missa ou Ceia do Senhor de tal modo se ordene que ministros sagrados e fiéis, participando nela cada qual segundo a sua condição, e dela colham os mais abundantes frutos. Foi para isso que Cristo instituiu o Sacrifício Eucarístico do seu Corpo e Sangue e o confiou à igreja, su amada esposa, como memorial de sua Paixão e Ressurreição.
Aqui a igreja nos mostra que a Celebração Eucarística e uma forma perfeita de estarmos na presença do Senhor, estando a serviço ou não na Celebração cada um tem que se colocar de tal forma que tudo que acontece durante a Celebração tenha um impacto na sua vida. Pois cada Missa e um degrau a mais para o céu mas só damos
esse passo se estivermos plenamente na Celebração, pois só assim podemos retribuir um pouco do amor de Cristo uma pequena fração de tudo aquilo que ele fez por nós.
IGMR Nº 16 e 17 – CAPÍTULO I: IMPORTÂNCIA E DIGNIDADE DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
Por Flávio Alexandre Lopes – Missionário da Comunidade Fidelidade