É necessário para se ter uma clareza da verdade se colocar o brilho do ensinamento da igreja mostrar que o mal não vem de Deus não está em Deus, não existia no começo e não tem substância. Mas e os homens recusando o bem e se voltando a sua vontade a o que não existe.
A alma tem que brilhar como o sol mas se ela brilha como o sol e você está de olhos fechados pra ela por sua própria vontade isto te impedira de ver a Deus e o único caminho que você vai ver é só os da sua própria vontade e imaginação que muitas vezes vão estar em um nada e assim a sua alma não vai permanecer assim como foi feita mas na qual ela acabou sendo moldada.
Porque ela foi feita pra ver a Deus e ser iluminada por ele, mas são as coisas corruptíveis que o homem sem Deus procura e leva sua alma “Deus criou o homem reto, mas ele procurou muitas perversões”(Eclo 7,29).
E sem se contentar de ter inventado o mal pouco a pouco a alma humana vai se lançando em um abismo aprendendo a vaidade dos prazeres ela vai mergulhando e se esquecendo das coisas divinas, e vai se constituindo nas paixões do corpo e dos bens presentes; olhando apenas para sua aparência e nas coisas passageiras que pra ela e o bem (2Cor 4,18). Assim se afastar do bem e não vê mais o Deus verbo da qual é semelhante e de quem foi feito.
Porque ela se esconde dentro dos seus próprios desejos o espelho que antes via a Deus já não vê mais, o que ela vê são vários outros espelhos espalhados e só é possível ver aquilo que está sob os sentidos, assim reflete todo o tipo de desejo carnal que perturba a alma e sua falsa opiniões que forma a si próprio de uma forma mais agradável.
Por Flávio Alexandre – Missionário da Comunidade Fidelidade