Aprenda a desenvolver uma cultura positiva e amorosa em sua casa
O que é, exatamente, o espírito de família? É uma ideia que combina afeto mútuo, alegria por todos estarem juntos e solidariedade infalível.
Uma autora de sucesso neste tema, Janine Boissard, define o assunto da seguinte forma: “Ter espírito de família é amar estar entre os membros da família, não para se fechar, mas para ganhar forças para estar mais aberto aos outros”.
Assim, ela enfatiza que a coesão familiar encontra seu florescimento pleno, não no recolhimento a si mesmo, mas na abertura para os outros. Mas nem sempre é fácil cultivar o espírito de família em nossa casa. Aqui estão algumas dicas e truques que podem ajudar.
1 – Mantenha uma atmosfera familiar saudável
Cada membro da família contribui para a formação do espírito familiar: a arte de viver que prioriza os parentes mais próximos. Se apenas uma pessoa não estiver a bordo, não haverá coesão familiar real. A dificuldade, portanto, reside em criar solidariedade unânime, para além das diferenças entre as pessoas.
Os filhos contribuirão naturalmente para cultivar esse espírito de família se sentirem alegria ao ficar com os membros do núcleo familiar. Isso significa garantir que eles ocupem seu devido lugar e não despertar ciúmes entre os irmãos.
Para fazer isso, Bernadette Lemoine e Diane de Bodman, especialistas que publicaram sobre o assunto, recomendam aos pais que evitem comparar os filhos entre si. Os pais, dizem elas, também devem ensinar ativamente seus filhos a não se compararem aos outros. Uma boa forma de ajudar os filhos a contribuir de sua maneira única é realizar projetos familiares com espaço para a iniciativa de cada membro da família.
2- Esteja atento a todos
Estar atento a cada membro da família é uma das chaves para cultivar a alegria e o bem-estar de cada membro da família. No entanto, isso pode ser um verdadeiro desafio. Como você encontra tempo e energia? Como você pode lidar com isso com os filhos mais novos ou com adolescentes menos comunicativos?
Para fortalecer a família, alguns lares realizam um “conselho de família” de vez em quando. É um encontro durante o qual todos podem partilhar a sua visão sobre a vida familiar desde o último encontro, o que querem ou precisam para o futuro, o que se propõem fazer ou melhorar, por exemplo. A vantagem dessa prática é que todos, mesmo os mais tímidos, podem se expressar enquanto os outros ouvem.
Ainda mais concretamente, as psicólogas Adele Faber e Elaine Mazlish inventaram a “caixa de humor” para ajudar cada membro da família a ser mais atencioso e sensível com os outros. A ideia é colocar papéis coloridos em uma caixa para cada membro da família. A família decide um código de cores, com a ajuda de uma legenda: cinza = cansado, preto = triste, vermelho = bravo, amarelo = feliz … Cada dia, cada membro da família pode colocar na caixa o papel que corresponde ao seu humor do momento. É uma maneira de eles dizerem ao resto da família como se sentiram naquele dia.
3 – Trabalhe em um projeto em comum
Envolver os filhos em um projeto familiar é uma boa maneira de incutir um belo espírito de família, de compartilhar momentos de união e de criar relacionamentos fortes e duradouros. Um objetivo comum, um interesse comum, uma paixão comum … Todas são oportunidades de construir um lar baseado em sólidas afinidades.
De uma viagem em família a ouvir (ou fazer) música juntos ou ajudar os desfavorecidos, existem muitos projetos que podemos assumir para sair da nossa rotina e reunir jovens e idosos.