Essa é uma forma Cristã de como deve ser relacionar o estado e a igreja. O homem dentro do estado e como líder dele ou a frente de um cargo público tem que ser o princípio da ordem ele tem que se assentar junto a forma divina de todas as instituições políticas foram feitas pra trazer a paz a armonía social através da justiça e a verdade justiça está em Jesus Cristo.
Todos os poderes estão e vem de Deus que reconhece Cristo como seu Rei na terra, seja nos estados nas cidades, as comunidades políticas tem que ter as leis de Deus como base colocando a autoridade de Deus sobre as leis humanas o âmbito deve estar alinhado no âmbito divino Deus tem que estar na base e no topo do estado o começo e o fim do estado.
O estado não pode ter fim em si próprio mais tem que estar subordinado ao sobrenatural que e Cristo, o estado tem que colocar seus membros no plano de salvação de Deus, as relações entre Deus e estado a Igreja se submete com muito orgulho ao estado desde de que ele esteja sobre as leis de Deus e nas ordens temporais, mais o estado não pode colocar obstáculo a nenhum dos seus súditos para salvação.
A Igreja é capaz de sustentar o estado com as virtudes que é o que vai fortalecer o estado mais o estado por sua vez tem que colaborar com a Igreja para os fins dela que é levar os homens a salvação esse e o objetivo da Igreja esse objetivo é superior ao fim do estado.
O estado só alcança a justiça plena quando Cristo e o seu Rei aquele que nega a justiça de Deus nega a si próprio e a própria verdade sem justiça não a povo o estado justo e quando os governantes estão com o pensamento naquilo que Deus quer pois só assim é feita a verdadeira justiça.
Todos os planos temporais tem que si alinhar com os planos Espirituais que são os de mais importância porque eles são o fim último do homem.
Por Flávio Alexandre – Missionário da Comunidade Fidelidade